Por: J. Noronha - Meio Bit
O LHC (Large Hadron Collider, ou Grande Colisor de Hadrons, em português) é o maior acelerador de partículas do mundo; ele tem grande até no nome. Localizado em um buraco em Genebra, na Suíça, seus dias de glória podem estar contados, já que a China está planejando construir um maior.
Os cientistas do Instituto de Física de Alta Energia de Pequim planejam construir um acelerador de partículas em formato circular com o dobro do tamanho do LHC. Porque China.
O LHC tem 27 quilômetros de circunferência e capacidade de gerar 14TV de energia nas colisões, o que foi suficiente para descobrir o Bóson de Higgs. A máquina chinesa deve ter 52 quilômetros e ser capaz de gerar 70TV em colisões. 1TV (um TeraVolt) equivale a um trilhão de Volts, à propósito.
A versão inicial do acelerador deve ser projetada para colisões de elétrons e pósitrons, gerando “apenas” 240 GV (ou 240 bilhões de Volts). Em seguida deve acontecer o upgrade para colisões entre prótons a toda capacidade.
Aceleradores de partículas como o LHC e o projeto chinês são como eletroímãs gigantes em formato de anel. Eles fazem com que partículas como prótons e elétrons atinjam velocidades absurdas para então colidir e se despedaçar em partículas menores ainda, permitindo analisar a matéria de forma nunca antes imaginada.
FONTE: http://meiobit.com/293540/china-planeja-construir-o-maior-acelerador-de-particulas-mundo/